Ouso escrever.

The end is just a new beginning. So help me God and keep me step fast.

A FILOSOFIA E A MISSÃO DESTE BLOG INCLUI A DIFUSÃO DA CULTURA E A UTILIDADE PÚBLICA.

"Cada pessoa, por si só, promove a sua indispensável transformação interna, transmutando o pesado chumbo do seu emocional, no ouro reluzente da Evolução Mental."

"Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar." (Carlos Drummond de Andrade)

Fé Esperança Caridade

Fé Esperança Caridade
Fé Esperança Caridade - Virtudes chamadas teologais porque têm a Deus por objeto de modo imediato. Pela fé nós aderimos ao que Ele revelou; pela esperança tendemos a Deus apoiando-nos em seu socorro para chegar a possuí-Lo um dia e vê-Lo face a face; pela caridade amamos a Deus sobrenaturalmente mais do que a nós mesmos. A minha Fé não é achar que Deus fará o que eu quero, mas basea-se na certeza de que Ele fará por mim tudo o que preciso.

Filiado a International Writers Association

Meus livros são minha essência e a minha terapia ocupacional.
CRÉDITO DE IMAGENS
Algumas obtidas na internet e formatadas com programas "freeware".


ALGUNS LIVROS DE MINHA AUTORIA.

ALGUNS LIVROS DE MINHA AUTORIA.
ALGUNS LIVROS DE MINHA AUTORIA - DOWNLOAD? POR FAVOR, CLIQUE NO TÍTULO.

O brasão


sábado, 26 de setembro de 2015

PROJETO POESIA VIVA

Projeto Poesia Viva em parceria com a SME de Mariana edita livro de Aldravias e Haicais de alunos da Rede Municipal de Ensino
(Público alvo - alunos de Distritos e EJA)
 
Existe uma coisa que os alunos precisam quando retornam à escola: MOTIVAÇÃO! A motivação é porta para o conhecimento. E a motivação vem das palavras de afeto e valorização; a valorização vem através do olhar atento com o outro; a motivação vem através de palavras positivas – VOCÊ pode. Você consegue!! Você faz POESIA!!!
A Prefeitura de Mariana, através da Secretaria Municipal de Educação, firmou parceria com escritores da região, com objetivo de incrementar o conteúdo da Língua Portuguesa em escolas da Rede Municipal de Ensino, através de oficinas ministradas por poetas, com participação e envolvimento de alunos e professores, para incentivar o prazer pela leitura e criação poética.
Os poetas José Benedito Donadon Leal e Andreia Donadon Leal, auxiliados por professores, mostram para um público de alunos de escolas situadas em bairros e distritos da cidade, no transcurso do ano letivo, suas experiências poéticas em oficinas literárias previamente agendadas e planejadas, utilizando como suportes duas formas sintéticas: o haicai e a aldravia.
Haicai é poema de origem japonesa de dezessete sílabas distribuídas em três versos, que chegou ao Brasil no início do século 20 e hoje é produzido em todo o território nacional, estudado em todos os níveis escolares e é eficaz tipo de texto para leitores de todos os anos do Ensino Fundamental. ALDRAVIA – forma poética criada pelos poetas aldravistas de Mariana, com a possibilidade de se ter o máximo de poesia no mínimo de palavras. O poema é constituído de 6 (seis) versos univocabulares, a produção de um poema que condense significação em apenas o6 palavras, com máximo de poeticidade, sem que isso signifique extremo esforço para sua elaboração.
As oficinas auxiliam alunos a aliarem o sentimento com a construção textual durante a criação poética. Essas formas sintéticas de poesia são propícias para a verbalização de sensações, transformando informações simples em elaborações poéticas. Por meio das Aldravias e dos Haicais, alunos e professores aprendem a verbalizar o sentimento, os sentidos, observando atentamente as imagens, para tirar linguagem poética daquilo que eles veem, sentem e ouvem.
O oferecimento de oficinas literárias com escritores nas escolas da Rede Municipal de Ensino eleva a experiência de ler e de produzir poesias, atuando diretamente nos mecanismos de percepção do que cada um vivencia no momento em que é convidado a observar algo e relatar, com linguagem simples e altamente poética, os sentimentos diante das coisas e dos aspectos que a natureza e a vida nos oferecem a todo instante. Através das oficinas ministradas, a comunidade escolar é também incentivada a produzir poesias que são selecionadas, divulgadas no ambiente virtual, posteriormente encaminhadas para concurso literário, e publicadas em livro.
A contribuição deste projeto para a melhoria da qualidade dos serviços da Prefeitura Municipal de Mariana é a de ampliar oportunidades aos cidadãos, que, leitores proficientes e conscientes, saberão melhor analisar as demandas de suas comunidades. Dessa forma, o “Projeto Poesia Viva” induz a elaboração de outros projetos na medida em que apresenta resultados práticos tais como: produção poética de alunos publicadas no ambiente virtual (facebook) e em livro, ampliação do contingente de leitores interessados em utilizar as Bibliotecas do Município.
Entre os benefícios a serem alcançados, destaca-se também o de ampliar o número de pessoas interessadas no produto cultural que caracteriza a cidade de Mariana – a POESIA. Assim, o legado de Santa Rita Durão, Cláudio Manuel da Costa, Alphonsus de Guimaraens e dos Poetas Aldravistas se torna real, e produto para elaboração de outros projetos que desenvolvam a escrita e a leitura.
Este livro representa a vitória de cada aluno que vai para a escola para se aprimorar. Este livro, de qualidade esmerada é reconhecimento ao esforço, à criatividade, à capacidade de cada um de vocês. Beth Cota - Secretária de EducaçãoAndreia Donadon Leal - Professora-  J.B.Donadon-Leal - Professor-poeta
Mais ações do Projeto
TOP CULTURA PREMIA PROJETO POESIA VIVA